

Fundadora da Fisioterapia Afetiva
Como surgiu essa metodologia?
A Fisioterapia Afetiva é o resultado da minha formação clínica como Fisioterapeuta com a união de outras metodologias: a Anatomia Emocional e a Terapia Somática Sistêmica.
Qual a grande diferença em relação ao meu formato de atendimento?
Primeiro de tudo, eu olho para você como um todo e para a história que seu corpo carrega. Muitas vezes, você não tem consciência sobre essa outra “camada”. Integrando essas metodologias, ajudo a entender e encontrar um novo caminho no seu corpo para suas dores, traumas e sintomas. Sendo assim, meu propósito é TRANSFORMAR essas dores, traumas e sintomas pelo movimento do seu corpo e da sua vida!
Para tratar o seu corpo, utilizo de três metodologias de atendimento que pode ser através do seu físico, emocional ou sistêmico.
1) Físico: com o método Pilates, trabalho o seu corpo através do movimento;
2) Emocional: com a Anatomia Emocional, você entende o formato do seu corpo e como ele expressa o seu conflito emocional, através do seu comportamento e personalidade;
3) Sistêmico: com o processo terapêutico da Terapia Somática Sistêmica, você entende traumas não compreendidos e que estão congelados no seu corpo e fazem um sintoma físico/emocional ou comportamental.
Por isso que tenho formatos específicos de atendimento. Você pode ter atendimento com as metodologias em formato único ou complementar! A partir do nosso primeiro encontro, escolho o melhor formato de atendimento para a sua ocasião.
Entenda abaixo um pouquinho mais sobre cada abordagem!
Pilates
O queridinho, popular e tão amado pelos praticantes! Foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, durante a Segunda Guerra Mundial.
O Método é um sistema de movimento, ou seja, técnica corporal, que desenvolve a flexibilidade, força muscular, estimula o alinhamento e percepção do corpo, visando melhorar e aumentar sua qualidade de movimentação. Muito dessa percepção e consciência vem da Educação Somática - olha para o corpo e o indivíduo como um sistema, um todo!
Esse olhar global é aplicado para reeducar o seu movimento. Inicialmente vou trabalhar com você os princípios essências do método que são: sua respiração, percepção, alinhamentos dos segmentos corporais e Engagement (que é o recrutamento muscular de músculos de tronco, coluna e assoalho pélvico).
O Pilates é indicado para todas as pessoas e para você que busca uma prática de condicionamento físico completo, ou seja, sistêmico, dinâmico e funcional. Para reabilitação e tratamento. E também complementar a outras atividades que você já pratica.
Aqui no consultório vou traçar com você, seus objetivos e necessidades. Sendo assim, se necessário, realizarei adaptações necessárias, vamos evoluindo e desafiando seu corpo nas práticas semanais.
Os atendimentos são feitos de forma individual! Trazendo mais qualidade, atenção e direcionamento na sua prática e evolução.
Esse é o meu maior compromisso com você.
Nexo Renascer Sistêmico - Terapia Somática Sistêmica
A Terapia Somática Sistêmica é um processo terapêutico que pode levar de 9 à 18 sessões (no mínimo e dependendo de cada pessoa). As sessões são feitas quinzenalmente ou mensalmente, com uma duração que varia de 1 à 2 horas.
O método Nexo Renascer Sistêmico é idealizado pela Glaucia Paiva, consteladora familiar sistêmica e terapeuta, que traz toda a sua experiência de 20 anos para a metodologia e atendimento. Experiência essa que vem das constelações familiares, psicodrama, traumaterapia e neurociência. O NEXO É UM JEITO NOVO E SEGURO DE CONSTELAR!
Nas sessões trabalhamos com movimentos sistêmicos, que são estruturas de diferenciação. Estruturas essas que são especificas e feitas com bonecos sistêmicos. A base do Nexo vem do Pensamento Sistêmico de Berth Hellinger, das constelações familiares sistêmicas (ordem, equilíbrio de troca e pertencimento). Nos atendimentos, vamos olhar para o seu sintoma, que pode ser físico, emocional e/ou comportamental.
Esse sintoma é um trauma que está congelado, acoplado e impresso no seu corpo. Quem faz o sintoma é a sua criança, que não permite a mudança e está leal ao sistema, garantindo sua segurança e sobrevivência. Por isso o objetivo do Nexo é fazer o descongelamento e desacoplamento desse trauma que virou um sintoma, que está nos seus músculos, órgãos, vísceras e fáscias musculares. Esse descongelamento é feito de maneira sensorial e com a percepção do seu corpo - ou seja, no corpo e na mente!
Esse processo é feito em camadas e tem origem transgeracional, isto é, no seu sistema familiar. Você precisa se diferenciar do seu sistema, dar um lugar, integrar e incluir esse lugar de origem. O lugar de origem é onde tudo isso começou.
Também vamos olhar para as suas lealdades e emaranhamentos sistêmicos, que são os seus padrões e crenças adquiridos na sua infância até a fase adulta. Dessa maneira, você pode ter um novo senso de orientação e ser guiado pela sua essência e pelas Forças do seu sistema familiar. Criando uma nova maneira de SER na vida, com mais fluidez, confiança e autonomia de si. Potencializando sua identidade, liberdade, individualidade e autenticidade.
Anatomia Emocional
Idealizado pela Fisioterapeuta Ana Peixoto, a Anatomia Emocional é uma avaliação da Análise do seu Formato Corporal. Traz um olhar biológico sobre você. Se baseia na união da Psicologia Formativa embasada nos processos somáticos de Keleman, classificação do comportamento humano de Reich. E finalmente, o olhar biológico de Hamer para dores e patologias nas 5 Leis/Medicina Germânica.
Mas o que seria isso? Uma avaliação mais aprofundada da sua postura e que diz sobre você. Cada segmento e posicionamento do seu corpo, mostra o que você viveu e como usa o seu corpo para ver a vida. Esse formato é coerente com o seu comportamento e personalidade, e por isso há relação entre o conflito emocional, o movimento do corpo e as distorções de postura.
Tudo o que você viveu é guardado no corpo a nível das fáscias musculares e expresso pelos músculos, dando o seu formato corporal.
O formato corporal expressa seus pensamentos, emoções e os sintomas que você tem ou poderá ter. Por isso, a Anatomia Emocional se baseia em trabalhar nesses padrões de postura, ou seja, alterando a maneira como a pessoa usa seu corpo, que a mantém nesses padrões e que nutre esses conflitos, mostrando o seu sintoma!
Então mude o seu corpo, para mudar a sua mente e, consequentemente, terá mudança na percepção e no sintoma! Essa avaliação e análise do seu formato corporal é feita em 2 encontros de 1 hora cada. No primeiro encontro é feita a sua avaliação e, no segundo, são passadas todas as explicações, exercícios e posicionamentos para você poder realizar na sua casa.



